sábado, 7 de janeiro de 2012

O que não dizer a uma grávida....

Com 6 meses


com 7 meses

Meninas hoje quero compartilhar com vocês mamães e futuras mamães algumas coisas que aprendi durante minha gestação,ou seja o que não dizer há uma grávida e muito menos perguntar durante esses nove meses... cada comentário infeliz que vou te contar heim?!


Então pra vcs que ainda não passaram por essa experiência maravilhosa aqui vão algumas dicas de etiqueta para não falarem bobagem perto de uma grávida:


Quando uma amiga te contar que ficou grávida, cumprimente-a pela felicidade de ser mãe e esqueça completamente aqueles comentários indesejáveis: -
"agora sua vida vai mudar completamente, você vai ver!" Parece praga e tem aquele sentido perjorativo do tipo: -" meus pesames Querida, sua vida acabou...". "Você nunca mais vai dormir uma noite inteira, sua vida será inteira de preocupações." - "Durma bastante agora, porque depois o neném chora a noite toda." ... e assim vai... Ter um filho é a melhor coisa do mundo e milhões de mulheres buscam por isso sem sucesso. Não é momento para nada negativo. Contar estórias de aborto, de complicações na gravidez para uma grávida é o fim, nada de contos trágicos lá de Pato Branco.... hehehehe!!! Não compare sua gravidez com a da sua amiga, cada pessoa é diferente da outra, por isso as gravidez são diferentes também, sintomas e percepções também. Se sua amiga é solteira... guarde sua curiosidade, nada de perguntar quem é o pai, o que a família achou, como ela vai fazer.. essa coisas, dê simplesmente seu apoio! 

 Nada de perguntar para a grávida quantos quilos ela engordou até agora. Isso é proibido em qualquer situação, ainda mais na gravidez. Nada daqueles comentários desagradáveis do tipo: -"Nossa!! Você já engordou bastante, né!!" -"Quantos quilos engordou nesse último mês" - "Você inchou bastante! Seu nariz está diferente!" -"Que barriga é essa, parece que engoliu uma melacia!" - São dois bebês, porque sua barriga é enorme."Gente!!! Eu engordei 14 quilos e tem sempre uma pessoa ou mais de uma por dia que vem com uma desses desagradáveis comentários . Eu detesto isso, porque sinto que as pessoas cobram que a gente tenha o mesmo corpo de quando não estava grávida. Isso é impossível!!! 
A Pele é outro fator problema: Gravidez geralmente deixa a pele alterada, pode dar espinhas, a pele fica mais oleosa, e tem pessoas que chegam a criar  manchas(no meu caso a minha pele ficou oleosa demais,mais ficou bem mais limpa e sem espinhasdo que antes. Genteeeee!!!! A pessoa sabe se ela está com espinhas, com manchas ou não. Não precisa lembrá-la com comentários do tipo: -"Nossa quanta espinha te deu na gravidez." -"Parece que sua pele manchou." Isso mata qualquer uma de raiva...principalmente as gravidas que ficam super sensíveis... 
     Não faça comparações de uma grávida para outra. Tem gente que gosta de comparar tamanho e barriga, o quanto uma engordou ou não, se enjôoa ou não... Como eu disse cada pessoa é de um jeito e as percepções são únicas também.
Não critique o nome do bebê escolhido pela Mãe, guarde pra você sua opinião, e coloque o nome que gosta no seu filho ou filha, nada de criticar o nome do filho da amiga. Nome é uma coisa muito particular. 
 ... e por último, esqueça os apelidos carinhosos nessa fase, nada de chamar a sua amiga daqueles codinomes infelizes como: lá vem a Gordinha, e ai  buchuda?!,  Mulher melancia... É o fim...rss

Então futuras mamães já sabem o que não dizer para uma grávida...


beijos meninas fiquem com Deus:)

Um comentário:

  1. Muito bom o texto Primaaa...Parabéns ta sendo uma mãe e tanto pra Sofiaaa coisa linda da tiaaa..

    ResponderExcluir