quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Texto de ROBERTA CASARE



 Sou muita envolvida com blogs que falam sobre Mães e Bebês, e outro dia descobri esse texto no blog de Roberta Casare que é psicologa e mãe, e percebi que realmente tudo que foi relatado por ela é a mais pura verdade. Como as coisas boas devem ser passadas a diante  resolvi compartilhar com voçês.


----------------------------------------------



COMPETÊNCIA DE MÃE


Estudos indicam que a mulher depois que se torna mãe, se torna mais inteligente. Isso se deve a necessidade de desenvolver novas habilidades para dar conta das exigências que um bebê impõe.
Tenho uma teoria e espero que um dia possa ser confirmada pela ciência: a maternidade faz das mulheres melhores profissionais. Algumas competências que são valorizadas hoje no mercado de trabalho se aprimoram depois do nascimento dos filhos. Administrar o tempo, por exemplo, é uma competência que aperfeiçoei depois da maternidade. Faço tudo o que fazia antes e ainda cuido de uma bebê que está aprendendo a andar e a abrir todas as gavetas e armários de casa! Às vezes, me surpreendo como consigo dar conta de tanta coisa: trabalho, trânsito, parquinho, supermercado, manicure, redes sociais, etc, etc, etc.
Ninguém pode subestimar a capacidade de quem consegue preparar mamadeira, atender ao telefone e salvar o filho de cair da cadeira tudo ao mesmo tempo e agora!
Uma outra mudança significativa que a maternidade trouxe foi a importância que dou hoje aos problemas que surgem. O que antes parecia extremamente sério ou complicado, atualmente vejo com mais leveza...Depois de se cuidar de um filho, o que mais pode ser tão difícil? Tudo é simples perante a responsabilidade da criação de uma criança.
Sinto também uma sensibilidade mais aflorada e maior empatia às dificuldades das outras pessoas. Isso me fez mais tolerante como pessoa.
Quando penso no mundo corporativo, penso que as empresas só tem a ganhar com as profissionais que também são mães. Ainda encontramos um mundo muito masculino dentro das empresas e pouca compreensão da mãe que trabalha e de suas peculiaridades. Valorizar essas mulheres significa valorizar trabalhadoras exímias e multitarefas. 


Roberta Casare

Nenhum comentário:

Postar um comentário